Todos os Católicos são "Romanos", seja qualquer rito que ele pertença ?


Há aparentemente uma confusão com a frase “Católico Romano”. Nos documentos da Igreja, você não irar encontrar a palavra “Católico Romano” usada pra descrever a Igreja Universal. Em vez disso, a única frase para descrever é simplesmente “A Igreja Católica”.

Por exemplo, o recente documento do Vaticano, Dominus Iesus, diz o seguinte no paragrafo 16: “Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele".

Em nenhum lugar este documento refere a Igreja Universal como Igreja Católica Romana. Do mesmo modo, a constituição da Igreja, Lumen Gentium, em lugar nenhum usa o termo “Católico Romano”. Também não é utilizado em qualquer documento de autoridade comparável.  Ela não aparecem em qualquer Código de Direito Canônico. Do ponto de vista estritamente canônico, não há Igreja “Católica Romana”.
Papa Bento XVI com Hierarcas Católicos Orientais

Contudo, você poderá encontrar documentos de alguns séculos a frase “Igreja de Roma” no documentos da Igreja. Esta frase é usada pra denotar a atual Diocese de Roma. Alguns Séculos era usado pra denotar os bispo que presidiam esta diocese, o Santo Padre.

Na legislação e cânon da Igreja, a Igreja Ocidental é referia como Igreja Latina. Contudo, no cotiano os fieis da Igreja Latina refere-se a ela como  Igreja “Católica Romana”. Por exemplo, em uma pequena cidade de Toronto, Ohio há duas paróquias Católicas. De uma lado da cidade há a Igreja Católica Bizantina de São José. E no outro lado da cidade há a Igreja Católica Romana de São José. Isso é exatamente o que diz a placa em frente a paróquia. E todos sabem que está paróquia é parte da Igreja Latina.

Aqui está outro exemplo pertinente. Na cidade de Pittsburgh, há duas dioceses. Há a Eparquia(Diocese) Católica Bizantina, e também a “Diocese Católica Romana de Pittsburgh.” Este é o nome da atual diocese. Todos sabem que está diocese é parte da Igreja Latina por causa de como ela mesmo se denomina como uma Diocese “Católica Romana”. Se uma paróquia bizantina foram para anunciar-se como Igreja Católica Romana de São Nicolas, haveria uma confusão sem fim. Por causa disso, no uso popular, Católico Romano tem sido sinônimo da Igreja Latina.


Esta questão é ainda mais complicada porque não existe no direito canônico de "rito romano".  O Rito Romano é usado exclusivamente pela Igreja Latina. Os Católicos Orientais opõem-se a ser chamados de “Católicos Romano, porque não usam o Rito Romano, como a Igreja Latina. Parece-nos que o termo “Católico Romano” é melhor utilizado para os Católicos de Rito Romano. 

Comentários

Postagens mais visitadas