O mínimo que você precisa saber sobre os Católicos Bizantinos

Primeiramente e acima de tudo, sim: Nós somos Católicos em Comunhão com o Pontífice de quem nós reconhecemos como o visível chefe da Igreja Universal (Católica). Somos reconhecidos como sendo “católicos” pelos bispos Católicos Romanos locais e os Bispos do mundo inteiro. Tendo dito que somos “católicos”, agora temos que afirmar que não somos Católicos de Rito Romanos, mas católicos que são conhecidos como católicos Orientais. Como Católicos, nós Orientais e Romanos compartilhamos a mesma Fé e temos os mesmos sete sacramentos. O que diferencia é que nós somos Católicos Orientais temos uma forma distinta ou ‘rito’ de expressar nossa fé no que diz respeito à Liturgia e costumes.

Na última ceia, depois de Jesus ter mudado o pão e vinho para seu próprio corpo e sangue, ele disse “fazei em minha memória”. Isto que ele disse. Como os discípulos pregaram o Evangelho para diferentes partes do mundo, eles adaptarão cerimônias de Liturgia para costumes e musicas das pessoas. E no final, para grandes centros do Cristianismo emergiu com distintivos costumes cristãos, mas a mesma fé. Esses centros eram localizados nas grandes cidades de Jerusalém, Antioquia, Roma e Alexandria. Dois séculos mais tarde, quando a capital do Império Romano era transferida para a Cidade Oriental de Bizâncio e renomeada Constantinopla, uma adaptação do modo da celebração da Liturgia Antioquia foi feita. Assim, um novo centro do Cristianismo surgiu em Constantinopla e seu ritual tornou-se conhecido como Rito Bizantino. De Constantinopla os povos Eslavos da Europa Ocidental foram convertidos por São Cirilo e Metódio e, naturalmente, seguiu o Rito Bizantino.
   

          O que é um Católico Bizantino?

                     ·A Igreja Católica Bizantina é uma Igreja que compõe a comunhão Católica. A Igreja Católica Bizantina está em comunhão com o Papa de Roma.
                           ·Os Católicos Bizantinos mantém as mesmas crenças dos Católicos Romanos, mas diferente espiritualidade, tradição, governo e teologia dos católicos romanos.
                         ·  Os Católicos Bizantinos tem diferentes costumes e tradições que datam dos primeiros séculos da Igreja.


          Os Católicos Bizantinos são Católicos Romanos de Rito Bizantino?



                         ·  Não, os Católicos Bizantinos tem sua própria Igreja Separada. “Sui Iuris” ou “Igreja Particular” é um termo muita das vezes utilizado para descrever esta Igreja. Basicamente, embora a Igreja Bizantina esteja debaixo da autoridade do Papa, ela é governada por seus próprios hierarcas.
  

          Pode um Católico Romano participar de uma Igreja Bizantina para cumprir a obrigação dominical?


                             ·  Sim, qualquer católico pode participar de outra Igreja Católica para cumprir a obrigação dominical.

          Pode um católico Romano receber a comunhão em uma Igreja Bizantina?


                                        ·  Sim! Qualquer católico pode receber a comunhão em outra Igreja Católica, quer seja Oriental ou Ocidental.
    

   Como é dada a comunhão em uma Igreja Bizantina?

                                                

                              ·   Durante a comunhão, tanto o corpo e o sangue de cristo são dados para as pessoas. Ao invés de pães ázimos, os Católicos Bizantinos usam pequenos pedaços de um pão, que normalmente é feito por alguns dos paroquianos.
                             ·  O pão é colocado no cálice com o vinho e é delicadamente colocado na boca da pessoa com uma colher de ouro.
                             ·    Ao contrário dos Católicos Romanos/latinos, os católicos bizantinos não dizem “amém” depois de receberem a comunhão.
                             ·    Ao receber a comunhão o fiel deve dizer o próprio nome e o sacerdote dirá: “Santo Precioso Corpo e Sangue de nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo, comunga o servo de Deus N.(Nome do Fiel) para a remissão dos seus pecados e para a vida eterna!

             Devemos fazer uma genuflexão ao entrar em uma Igreja Bizantina?


          ·         Não, a genuflexão tem uma origem puramente Romana/Latina.
         ·         Em vez da genuflexão, nós fazemos uma “metania” curvando-se e fazendo o sinal da cruz como o nosso sinal de reverência. Durante alguns períodos dos anos há as grandes prostrações.

Porque Todos estão fazendo o sinal da cruz diferente de mim? Como o Sinal da Cruz deve ser feito em uma Igreja Bizantina?

                          ·  É feito mantendo o polegar e os dois primeiros dedos da mão direita juntos com eles e fazendo o sinal da testa até o peito, para o ombro direito e depois para o esquerdo. Is três dedos são mantidos juntos como um ato de fé na Santíssima Trindade, enquanto os dois primeiros dedos restantes nos lembram das duas naturezas de Cristo. Esta maneira de se benzer a si mesmo é muito antiga e estava em uso no ocidente até a Idade Média.

            Porque os Católicos Bizantinos chamam a Virgem Maria de “Theotokos”?


                                     ·   “Theotokos” é uma palavra grega que significa “Portadora de Deus”. É um título que é geralmente traduzido como “Mãe de Deus”.
                                    ·      Por causa do papel único de Maria e único relacionamento com seu divino filho, ela tem um local de especial honra dentro da Igreja.
                                     ·A Igreja é impressionada com o mistério que seu ventre continha o Deus Incontrolável, e os hinos da nossa Igreja proclamam “mais venerável que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins...”.

            Eu tenho ouvido o termo Greco-Católicos. O que isso significa?


                   ·Historicamente, a Igreja Católica Bizantina ficou conhecida como Igreja Greco-Católica.
                      ·     O uso da palavra Bizantina tornou-se popular porque ele ajudou a remover o estigma étnico que foi associado com o termo “Grego”.
                         ·Na Europa, o termo Greco-Católico ainda é usado.

Quais as diferenças entre os Católicos Bizantinos e os Católicos Romanos?


          ·         A Liturgia é completamente cantada e é diferente da Missa Romana.
          ·         A Comunhão é dada para os comungantes em pé, que recebem tanto o precioso Corpo e Sangue. (O padre usa uma colher de ouro para distribuir a comunhão).
          ·         Ícones são usados ao invés de esculturas.
         ·         As Igrejas Bizantinas tem uma grande tela de ícones (Iconostáse) que separa o altar do resto da Igreja.
        ·         Nós ficamos em pé durante as Liturgias, diferentes do Rito Romano que se mantém ajoelhado ou sentado.

Vocês celebram a Missa da forma que era celebrada antes do Concílio Vaticano II ?


   ·         Não. Nós usamos a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, que data de 300 anos atrás.

Eu tenho ouvido falar das Igrejas Bizantina Melquita, Ruteno Bizantina eBizantina Ucraniana. Qual a diferença entre elas?


    ·         Na essência, há poucas diferenças. A principal diferença são suas etnias. Esses  são sub-branchos da Igreja Católica Bizantina são conhecidos como jurisdições.
     ·         Rutenos são da Hungria, Eslováquia e regiões da Europa Oriental.
     ·         Os Melquitas são de origem árabe
     ·         Ucranianos são da Ucrânia.

Eu gostaria de me tornar um Católico Bizantino. Atualmente, eu sou Católico Romano. Como eu faço?


·         Você precisa frequentar regularmente uma Igreja Bizantina. Você não precisa de nada em especial, já que você é um Católico. Simplesmente vá.
·         Algumas pessoas acham que elas estão espiritualmente realizadas em uma Igreja Bizantina, e, a fim de encerrar sua jornada espiritual, elas gostariam de serem reconhecidos oficialmente como Católicos Bizantinos. Este processo é conhecido como mudança de Igreja Sui Iuris.
·         Basicamente o processo é: Depois de conversar com o seu padre, você escreve uma carta para seu Bispo Católico Romano e um Bispo Católico Bizantino. Na carta você escreve as razões espirituais porque você deseja mudar de Igreja Sui Iuris. Nesse ponto, eles vão começar a processar a papelada e vai voltar para você.

·         Note que você não está se convertendo a outra religião. Você está simplesmente trocando de Igreja Sui Iuris. 

Comentários

Postagens mais visitadas