Lições de um mosteiro: Oração

Abade Nicolas

“Virtudes são formadas por oração. A oração conserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne sentimentos de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo, e eleva o homem ao paraíso.”
-S. Efrem da Síria


Nesta série, eu estou explicando as muitas lições que fiéis podem aprender com monges e monjas(o religioso/consagrado) da Igreja. No espirito do Ano da vida consagrada, eu estarei descrevendo práticas monásticas e dando alguns exemplos de que pessoas vivendo no mundo podem aprender a partir das vidas daqueles que vivem em mosteiros.

Se nós vamos falar sobre mosteiros, nós devemos começar com oração. De todas as coisas o mosteiro é, em primeiro e mais importante local de oração. A oração é tão vital porque através da oração um cristão vem a conhecer a Deus e a sí mesmo. Através da oração, o amor cresce e o reino que está dentro é descoberto. Em uma parte nesta série, Eu explicarei que descobrindo o reino, e conhecendo a Deus e a si mesmo é o objetivo da vida cristã. É através dessas ações que nós somos capazes de cumprir dois grandes mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.

Mosteiros e ordens religiosas tem diferentes rotinas de oração. Alguns são mais contemplativos, outros mais ativos, mas em ambos os casos, oração é o coração da vida monástica. No mosteiro da Santa Ressurreição, o Ofício Divino é rezado todos os dias e a Divina Liturgia é celebrada três dias na semana e em especial nas festas mais importantes do ano. Há momentos de silêncio todo dia em ordem para praticar a oração de Jesus e ficar mais perto de Deus. Os monges também participam de outros trabalhos, hospitalidade, direção espiritual, e trabalhar na padaria,  para nomear alguns exemplo. Contudo, “O primeiro e mais importante trabalho do Mosteiro é a celebração dos Sagrados Mistérios e os divinos louvores da Igreja Bizantina”.

Então, o que pode o resto de nós que não vivem em mosteiros aprender com tudo isso ? Como nós podemos aplicar está lição em nosso próprio dia-a-dia? Eu aprendi o valor da oração por ver esses homens dedicam suas vidas a viver esta rotina diária de oração e trabalho. Claro, eu tive que aprender a seguir esse exemplo em minha própria vida e em minha própria família. Como o Abade Nicolas tem explicado, é irracional pensar que a maioria dos cristãos que vivem no mundo nunca poderiam gastar tanto tempo na oração como um monge e uma monja fazem. Ele, recentemente, disse-me, “No entanto, está é apenas uma questão de quantidade e não de qualidade”.

O Adade fala regularmente sobre a vida cristã de oração. Ele diz que às pessoas “todos os cristãos devem ser místicos”.  Ele frequentemente lembra às pessoas que cristianismo é mais do que manter regras, cumprir obrigações, e ser uma boa pessoa moral. A vida cristão é acerca do encontro com Deus, comunhão com a Santíssima Trindade. É sobre uma mudança radical de quem somos; a morte do homem velho e a colocação do novo. Cristianismo é sobre a nova vida, nós agora compartilhamos com Cristo; é sobre a união de nossas almas tem com Deus. E isso é o que um místico é; uma pessoa de quem a alma comunga com Deus.
Nós todos sabemos de famosas histórias de místicos populares como S. Teresa D’ávila ou S. Serafim de Sarov. Nós sabemos de santos que levitaram, e santos que viram a luz incriada de Cristo. Sim, esses santos foram místicos e sinais para nós como profundamente a co-participação na vida de Deus pode nos transformar. Misticismo é para todos cristãos. Mais do que, provavelmente, será de uma forma menos dramática e nos atos muito comuns da vida diária, mas a fim de ser realmente cristã, a vida de Cristo deve brilhar através de nós. A comunhão com Deus que místicos tem é a mesma comunhão que todos nós devemos nos esforçar posteriormente.  A oração é essencial para está comunhão.   

A recomendação de São Paulo para “rezar incessantemente” era dada  para todos os Cristãos e nós podemos seguir o exemplo de monásticos em obediência a este comando ainda que nós iremos precisar ajustar as coisas para atender às nossas próprias vidas.

Seria muito difícil manter todas as orações da Liturgia das Horas todos os dias para maioria das pessoas vivendo no mundo. Contudo, é uma boa ideia fazer a regra de oração para sí e para a família. Começando e terminando o dia com alguns tipos de oração é uma bom lugar para começar, se você nunca tem estabelecido nenhum tipo de rotina. Pequenos passos com a orientação de um padre ou diretor espiritual é muito importante. Saltando para a rotina de oração e jogando-se para fora é um perigo real.
Ás vezes minha família tem sido capaz de orar com mais freqüência ao longo do dia, mais do que em outros momentos de nossas vidas. Com a gravidez, crianças pequenas, demandas escolares, e apenas os altos e baixos da vida familiar, mantendo a mesma rotina para mais do que diversos meses nunca foi possível. Nós mudamos e fizemos o melhor que pudemos como as estações de nossas vidas mudam. A coisa mais importante que fazemos é centrar nossas vidas em torno do calendário litúrgico da Igreja. Mantendo os tempos litúrgicos, as grandes festas da Igreja, e participando da vida da Igreja, está é uma forma constante para nós e ajudar-nos a manter no caminho e focado. Todo ano pode ser diferente do último, mas viver nossas vidas de acordo com a vida litúrgica da Igreja é a nossa prioridade.

Praticando a oração de Jesus e ensinando minhas crianças para fazer o mesmo, ajuda para ter a oração misturada ao longo de nossos dias.  Eu também tenho dito as minhas crianças pra imaginarem se fosse o nosso dia e nunca ou raramente falar um para os outros, isso significaria que não tem uma relação com o outro e nós não estaríamos mostrando o nosso amor um pelo outro. Então eu digo para pensar sobre a oração desta forma. Com foi nosso dia raramente falando com Deus, então não temos um relacionamento com Ele e não estão mostrando que O amamos.

Praticando uma simples oração como a oração de Jesus e dizendo a Ave Maria e buscando a oração dos santos pode ser feito por todos nós não importa as obrigações e responsabilidades que temos em nossos dias. Nós podemos fazer nosso trabalho atos de oração. Nós podemos parar o que estamos fazendo e dizer orações formais. Podemos simplesmente falar com Deus de oração como foi o nosso dia. De qualquer forma, a compreensão da necessidade e do valor da oração é o primeiro passo, pedindo a Deus para nos ajudar e buscar o Espírito Santo para nos ensinar a orar é o próximoDa mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)


Deus está conosco em todo tempo. Não há nenhum lugar que ele não esteja, e não há lugar onde poderíamos possivelmente esconder dele. Ele está sempre pronto para responder ao nosso pedido para conversar. Ele é sempre digno de nossa adoração e agradecimento. Ele está sempre disposto a aceitar o nosso amor e devolvê-lo. Praticando a oração – honesta, real oração, é  essencial para o nosso crescimento e a nossa deificação. É como nós respondemos ao convite de Deus para seguir a ele. Nós o seguimos para dentro das profundezas de nossos corações e descobrir-lo lá. 

Comentários

Postagens mais visitadas