A Simplicidade de Deus de acordo com São Gregório de Palamas


A característica primordial de Deus está em sua simplicidade. Se Deus não é simples, mas composto por diferentes partes, então essas partes devem ter existido antes dele. Esse Deus não deve ser a Causa e o Criador de todas as coisas, não deve ser um Deus real, a Fons et origo de todas as coisas. Dado que ele é a origem de todas as coisas, ele não pode ser complexo, mas deve ser simples. Aliás, ele não é apenas simples mas a ‘simplicidade do simplificado e a unidade do unificado’[1]. Portanto, sem nunca afastar de sua simplicidade inconfundível, ele é completamente presente ‘inconfundível e indiviso em todas as coisas e em cada uma das criaturas’[2] . São Gregório Palamas diz que Deus não é um enorme corpo que não pode encaixar-se em um pequeno espaço, mas é incorpóreo. Por está razão, ele pode estar "em todo local presente e além de tudo em um". Não importa quão pequeno é o que chamamos de mente, ele também pode entrar nela.[3]

Pessoas não são simples, mas complexas e estás não se deve principalmente, ao fato que nós constituídos de corpo e alma e que nós temos muitos órgãos e características, mas sim que temos muitas necessidades, nós somos ‘necessitados’. Nossa existência e seu sustento exigem muitas coisas que estão fora de nós. É por isso que precisamos de tantos sentidos, para que nós possamos entrar em contato com essas coisas, sabemos que elas são, fazer-lhes o nosso próprio e beneficiar-se deles.

Mas Deus não é simples e descomplicado como uma substância indiferente seria, ou como ‘pura energia’, como Aristóteles e, em certa medida, a teologia escolástica o concebeu. Esta noção filosófica de simplicidade é estranha para a Bíblica e Patrística tradição. Deus é simples porque ele é ‘sem necessidade, porque ele já tem todas as coisas e não tem necessidade de mais complemento e aquisição. E assim vemos no Novo Testamento, também, que o simples é completo em si mesmo e generoso, em oposição ao mal ou indeciso.[4]

Deus é simples, apesar de ser três hipóstases. Ele é simples, apesar de ele ser discernido como essência e energia. Ele é simples apesar dele ser ao mesmo tempo acessível e inacessível. De fato, pode-se dizer que Deus é simples  porque ele é  três hipóstases e porque ele é discernido como essência e energia: ‘Para Deus ser um em essência e energia: o Pai, o Filho e o Espírito Santo’[5]. Ele é também simples porque ele é acessível e inacessível; Deus multiplica apesar de permanecer um, e ser dividido sendo indivisível, e age em todas as coisas apesar de permanecer todo e tendo sua unidade inseparável pelo poder supra-essencial.[6]

Na análise final, Deus é simples porque ele é todo-poderoso, impassível e sem necessidades. As coisas mais poderosas são, observa São Gregório Palamas, são as mais simples; e o todo-poderoso é o mais simples.[7] Ele não tem necessidade de aumentar ou diminuir ou aquisição de qualquer coisa que ele não tenha. Deus, ele diz, ‘Estar sozinho, é mais maravilhosamente simples,  em nenhuma adição modo algum exigindo diminuição ou aquisição. Sendo todo-poderoso, ele é, portanto, a mais simples de todas as coisas’[8] . E São Simeão, o Novo Teólogo, escreve. “Deus, a causa de tudo, é um. Este um é luz e vida, espírito e razão, boca e palavra...” Pessoas também têm um sentido em uma alma, mente e razão, mesmo que isso seja dividido em cinco para conhecer nossa necessidade física[9]. Todos esses sentidos se unem e acabam no Nous, a faculdade de percepção imediata, que governa eles: “O nous vê e o nous ouve”.

Deus é luz. “O Pai é luz, o Filho é luz e o Espírito Santo é luz; uma luz, simples, não complexa, atemporal, co-eterna, igual em honra e de mesmo pensamento”, observa São Simeão[10] . E São Gregório Palamas escreve que esta luz divina não é meramente indivisa, mas é também um poder unificador e deificador. Dependendo sempre a receptividade das pessoas que nele participam que unifica e eleva-os à unidade e deificação da simplicidade do Pai[11] . Embora essência de Deus permaneça não compartilhável e simples,  São Gregório Palamas observa, suas energia compartilhada com sua criação. E, apesar de aqueles que, assim, compartilham neles são criados e tem uma determinada origem, as energias divinas em que são participantes são multi-facetada,  incriadas e eternas, “permanentemente ligada ao Deus todo-poderoso e auto-suficiente e Senhor de tudo de todas as eras”[12]. Em todo o caso, sabemos da natureza que a simples luz branca contém todas as cores.

Embora a simplicidade seja associada a onipotência e integralidade, síntese vem de fraqueza e falta. Quando alguma coisa não pode existir e manter-se pelo seus próprios poderes, inevitavelmente recorre a síntese.  Deus existe como aquele que é, e por conta própria organiza todas as coisas, sem possuir ou compartilhar. As coisas criadas não existem como seres em si, mas como participantes e possuidores. Em Deus, tendo pertencer para ser. Em suas criaturas, ser exige ter


[1] Dionysios the Areopagite, On the Divine Names, 1,3,PG 3,589C.
[2] Maximos the Confessor, On Queries,PG 91, 1257B.
[3] To Hionas 12, ed. P. Christou, Γρηγορίου Παλαμά, Συγγράμματα, vol. 4, Thessaloniki 1988, p. 159.
[4] See Matth. 6, 22-3; James 1, 5-6.
[5] Dialogue between an Orthodox and a Varlaamite 37, ed. P. Christou, Γρηγορίου Παλαμά, Συγγράμματα, vol. 2, Thessaloniki 1966, p.200. Cf. also para.50, p. 212.
[6]  On divine and deifying sharing 23, ibid, p.157.
[7] Dialogue between an Orthodox and a Varlaamite 53, ibid, p. 215.
[8] Ibid, 54, p. 216.
[9] Ethical Discourse 3, 7.
[10] Theological 3, 141-3, SC 122.
[11] On divine and deifying sharing 6, op. cit., pp. 141-2.
[12] On the divine energies 40-1, ibid, pp 125-6.



Comentários

Postagens mais visitadas