O Patriarca da Igreja Greco-Católica Ucraniana descreve duas das principais estratégicas do Concílio Patriarcal da Igreja Greco-Católica Ucraniana

O Concílio da Igreja Greco-Católica Ucraniana, intitulado “Paróquia vibrante como um lugar para conhecer o Cristo vivo”, que teve seu começo no último dia 26 em Ivano-Frankivsk, trouxe junto 250 participantes de 57 países. O concílio foi presidido pelo Chefe da Igreja Ucraniana, Patriarca Sviatoslav.

O Concílio começou com a Divina Liturgia na Catedral Patriarcal da Ressurreição de Cristo em Kiev, onde o Patriarca Sviatoslav Shevchuk cumprimento os participantes e leu o decreto Oficial do Concílio.
“O concílio é um momento extremamente importante, ele permite ver a unidade de nossa Igreja em sua completa diversidade, porque aqui todo o corpo de Cristo está presente, e os leigos são participantes importantes, que transmitem a voz do povo de Deus de todo o mundo.” Disse o Patriarca Sviatoslav Shevchuk em seu discurso na primeira reunião plenária.

O Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana fez uma jornada retrospectiva dentro da história, quando a ideia de elaborar uma estratégia de desenvolvimento da Igreja Greco-Católica Ucraniana foi concebida. A ideia data de 2011. “Está estratégia apareceu devido o testemunho do meu predecessor, Patriarca Lubomyr (Husar). Foi ele quem fez a pergunta: O que queremos ver da Igreja Greco-Católica Ucraniana daqui à 10 anos, em 2020?"

Tudo isso começou com a visita dos bispos visionários, que definiram uma tarefa para analisar o estado atual da Igreja e encarar sua imagem em 2020. No seguimento da equipe foi formada, a estratégia não se tornou uma teoria e a paróquia como célula primária da Igreja paróquia foi escolhida como foco.

“Onde quer que nossa paróquia possa estar localizada – no Norte ou Sul da América, Austrália, Europa, Ucrânia, extremo Oriente, seja como ela for – grande ou pequena – ela deve ser uma paróquia vibrante” disse o Patriarca. Assim o título do atual Concílio Patriarcal surgiu.

Ele ainda acrescentou que o estado atual da guerra trouxe mudanças, mas não mudou seu foco. De acordo com o Patriarca da Igreja Greco-Católica Ucraniana, hoje a Igreja precisa mais do que nunca de responder com flexibilidade aos desafios do nosso tempo. De volta em 2011, ninguém poderia imaginar que o lugar de encontro com Deus pode também o Maidan de Kiev ou a linha de frente no Donbas*. “A Maidan excitou todo nossos fiéis ao redor do mundo. Nossas comunidades tem se tornado o centro voluntário agora. Eu quero que nós examinemos nossa consciência no contexto do Concílio; até que ponto a nossa Igreja está vivendo um avanço.” Apelou o chefe da Igreja

O Patriarca Sviatoslav esboçou os objetivos do Concílio e suas expectativas sobre ele:
1.       Todos os participantes do Concílio devem dizer apenas verdades sobre a vida real da Igreja.
2.       Todos os Participantes devem ouvir os outros. Deve haver um troca ativo de sucessos e fracassos. As determinações do Concílio não devem ficar apenas no papel, mas devem ser implantadas. Todo o debate do Concílio e, depois, a decisão do seguimento adotado pelo Sínodo dos Bispos (que terão lugar após as sessões conciliares) conduziram a mudanças qualitativas em dioceses e paróquias da Igr
eja Greco-Católica Ucraniana.
O Patriarca parabenizou individualmente o Arcebispo Ihor (Isichenko), Chefe da Eparquia Poltava da Igreja Ortodoxa Ucraniana Autocéfala, que participou do Concílio Patriarcal da Igreja Greco-Católica Ucraniana. De acordo com o Patriarca Sviatoslav, pela primeira vez na historia da Igreja Greco-Católica os delegados da Igreja Ortodoxa participaram do Concílio


*Maidan é a praça central de Kiev, capital da Ucrânia, 

Comentários

Postagens mais visitadas