Bendita és entre as mulheres
Duas das mais frequentes orações usadas em nossa tradição
são retiradas da mesma narrativa evangélica: a visita da Santa Virgem a sua
prima mais velha Elizabeth, Mãe de João Batista (cf., Lucas 1:39-56). Tanta a
saudação angélica (“Alegra-te, ó Theotokos...”) e o cântico da Theotokos
(“Minha alma engrandece ao senhor...”) São retiradas desta passagem. Este
acontecimento descrito é geralmente chamado de visitação.
De acordo com S. Lucas, o anjo Gabriel que lhe disse que ela
teria um filho também disse a ela que: “Isabel, tua parenta, até ela concebeu
um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril”
(Lucas 1:36). Maria então viajou aproximadamente cerca de cem milhas de Nazaré
até a pequena cidade nas colinas da Judéia, onde Zacarias e Isabel viviam.
Segundo a tradição, esta cidade era Ain Karim, que estava a cinco milhas de
Jerusalém, mas está hoje incorporada aos limites municipais da cidade.
A Santa Virgem saudou sua prima, “e Isabel ouviu a saudação
de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito
Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e
bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de
meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a
criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste,
pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lucas
1:41-45).
A Santa Virgem respondeu com o cântico que cantamos
diariamente nas Matinas: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito
exulta de alegria em Deus, meu Salvador.” (vv. 46-47). Este cântico é
claramente inspirado na Cântico de Ana(cf. 1 Samuel 2: 1-10), que está mãe orou
quando soube que ela teria um filho. Isto levou a muitos estudiosos modernos a
suporem que Lucas colocou estas palavras na boca de Maria, usando 1 Samuel como
seu modelo. Eles não perceberam que as pessoas aprofundadas na escrituras, como
era naturalmente Maria, narravam o texto sagrado em seus discursos quando falavam
das coisas de Deus.
Maria, a Arca de Deus
Pode ser que São Lucas teve outra passagem do Antigo
testamento em mente quando escreveu a história da visitação. Observe as
semelhanças destacadas da história da visita de Davi para a Arca da Aliança
descrita em 2 Samuel: “Davi se levantou e partiu... para levarem dali para cima
a Arca de Deus... e disse: Como virá a mim a arca do Senhor... a arca do Senhor
ficou na casa de Obede-Edom, o giteu, três meses... Foi então Davi e fê-la
transportar da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi, no meio de grandes
regozijos.”(2 Samuel 6:2-14)
A Santa Virgem é a nova Arca do Senhor, tendo em seu
interior – não as palavras do mandamento do senhor, a tábua das leis, mas o
verbo feito carne. Diante dele o filho por nascer de Isabel pula em seu ventre,
como os regozijos de Davi diante da arca.
S. Gregório, o Taumaturgo (213-c. 270) desenvolveu esta passagem para descrever a Virgem como cheia de graça: “Venham também, amados, e
cantemos a melodia nos ensinada pela harpa inspirada de Davi, ‘Levanta-te, ó
Senhor, em seu lugar de descanso – tu e a Arca de Sua Santidade’. Pois a Santa Virgem é verdadeiramente uma arca, banhada com ouro por dentro e
fora, que recebeu todo o tesouro do santuário.”
S. Ambrósio sobre a visitação
“Note o contrataste e a escolha das palavras. Isabel é a
primeira a ouvir a voz de Maria, mas é João o primeiro a estar ciente da graça.
Ela ouve com os ouvidos do corpo, mas ele pula de alegria com o significado do
mistério. Ela está ciente da presença de Maria, mas ele está ciente do senhor:
Uma mulher ciente da presença de uma mulher, o precursor ciente do penhor da
nossa salvação. As mulheres falam da graça recebida, enquanto as crianças estão
ativas em segredo, desenrolam o mistério do amor com a ajuda de suas mães, que
profetizam pelo espírito de seus filhos.”
“A criança salta no ventre; a mãe é preenchida com o
Espírito Santo, mas não antes de seu filho. Depois que o filho recebeu o
Espírito Santo, ele preencheu sua mãe com o mesmo espírito. João salta de
alegria, e o espírito de Maria se alegra em sua volta.”
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