Bendita és entre as mulheres



Duas das mais frequentes orações usadas em nossa tradição são retiradas da mesma narrativa evangélica: a visita da Santa Virgem a sua prima mais velha Elizabeth, Mãe de João Batista (cf., Lucas 1:39-56). Tanta a saudação angélica (“Alegra-te, ó Theotokos...”) e o cântico da Theotokos (“Minha alma engrandece ao senhor...”) São retiradas desta passagem. Este acontecimento descrito é geralmente chamado de visitação.

De acordo com S. Lucas, o anjo Gabriel que lhe disse que ela teria um filho também disse a ela que: “Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril” (Lucas 1:36). Maria então viajou aproximadamente cerca de cem milhas de Nazaré até a pequena cidade nas colinas da Judéia, onde Zacarias e Isabel viviam. Segundo a tradição, esta cidade era Ain Karim, que estava a cinco milhas de Jerusalém, mas está hoje incorporada aos limites municipais da cidade.

A Santa Virgem saudou sua prima, “e Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lucas 1:41-45).

A Santa Virgem respondeu com o cântico que cantamos diariamente nas Matinas: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.” (vv. 46-47). Este cântico é claramente inspirado na Cântico de Ana(cf. 1 Samuel 2: 1-10), que está mãe orou quando soube que ela teria um filho. Isto levou a muitos estudiosos modernos a suporem que Lucas colocou estas palavras na boca de Maria, usando 1 Samuel como seu modelo. Eles não perceberam que as pessoas aprofundadas na escrituras, como era naturalmente Maria, narravam o texto sagrado em seus discursos quando falavam das coisas de Deus.

Maria, a Arca de Deus

Pode ser que São Lucas teve outra passagem do Antigo testamento em mente quando escreveu a história da visitação. Observe as semelhanças destacadas da história da visita de Davi para a Arca da Aliança descrita em 2 Samuel: “Davi se levantou e partiu... para levarem dali para cima a Arca de Deus... e disse: Como virá a mim a arca do Senhor... a arca do Senhor ficou na casa de Obede-Edom, o giteu, três meses... Foi então Davi e fê-la transportar da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi, no meio de grandes regozijos.(2 Samuel 6:2-14)

A Santa Virgem é a nova Arca do Senhor, tendo em seu interior – não as palavras do mandamento do senhor, a tábua das leis, mas o verbo feito carne. Diante dele o filho por nascer de Isabel pula em seu ventre, como os regozijos de Davi diante da arca.

S. Gregório, o Taumaturgo (213-c. 270) desenvolveu esta passagem para descrever a Virgem como cheia de graça: “Venham também, amados, e cantemos a melodia nos ensinada pela harpa inspirada de Davi, ‘Levanta-te, ó Senhor, em seu lugar de descanso – tu e a Arca de Sua Santidade’. Pois a Santa Virgem é verdadeiramente uma arca, banhada com ouro por dentro e fora, que recebeu todo o tesouro do santuário.”

S. Ambrósio sobre a visitação


“Note o contrataste e a escolha das palavras. Isabel é a primeira a ouvir a voz de Maria, mas é João o primeiro a estar ciente da graça. Ela ouve com os ouvidos do corpo, mas ele pula de alegria com o significado do mistério. Ela está ciente da presença de Maria, mas ele está ciente do senhor: Uma mulher ciente da presença de uma mulher, o precursor ciente do penhor da nossa salvação. As mulheres falam da graça recebida, enquanto as crianças estão ativas em segredo, desenrolam o mistério do amor com a ajuda de suas mães, que profetizam pelo espírito de seus filhos.”

“A criança salta no ventre; a mãe é preenchida com o Espírito Santo, mas não antes de seu filho. Depois que o filho recebeu o Espírito Santo, ele preencheu sua mãe com o mesmo espírito. João salta de alegria, e o espírito de Maria se alegra em sua volta.”


Comentários

Postagens mais visitadas