Viver em Cristo

O que o S. Paulo Apóstolo quis dizer quando escreveu. “ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”(Gálatas 2:20)? Como ele foi crucificado com Cristo? Em um sentido sacramental, ele foi “crucificado” da mesma forma que nós fomos: através do batismo.  Neste mistério de morte e ressurreição de Cristo somo misticamente representados. Somos enterrados em Cristo quando somos imersos(enterrados) na água. Somos ressuscitados com ele quando levantamos da pia batismal.
Batismo na Igreja Católica Bizantina de S. Elias

Isto não é simplesmente uma tentativa de pintar um retrato de sepultamento e ressurreição de Cristo. Estes eventos, como a encarnação, a ascensão e todos os mistérios da obra de Cristo para nós não são nem ideias abstratas ou momentos do passado. Eles são, para ter certeza, eventos históricos que aconteceram uma vez no tempo, mas que possuem todo o poder da eternidade. Os seus efeitos existem no “tempo de Deus”, que não está limitado às nossas limitações terrenas de espaço ou a passagem dos dias. Através dos Santos Mistérios – especialmente o Batismo e a Eucaristia – nós somos capazes de nos conectarmos com os acontecimentos salvíficos da encarnação. Nós simplesmente não pensamos neles como acontecimentos passados, nós unimos com ele como sempre presente em que eles têm feito: a nossa união com Deus em Jesus Cristo.


Em atos 9, nós lemos que Paulo foi batizado em Damascos por Ananias três dias depois de seu encontro de mudança de vida com Cristo. Seu apego à Lei de Moisés morreu como um resultado desse encontro. Ele tinha sido sempre um homem religioso, mas até esse momento sua energia religiosa havia sido focada em manter os preceitos da Torah. A dependência de Paulo sobre a Lei morreu quando ele encontrou Cristo. Sua energia foi agora focada em pregar Cristo Crucificado e Ressuscitado como o caminho de Deus para todos, Judeus e Gentios. Como ele escreve em Gálatas 2:19, “ Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.”

Morrer para si mesmo

Mas Paulo não se limitou a dizer, “Minha confiança sobre a lei foi crucificada” mas que”Eu tenho sido crucificado...Já não sou eu que vivo”. Nisso ele parece responder ao chamado de Cristo registrado no Evangelho:  “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”(Mateus 16:24). Um seguidor de Cristo, então, deve ser preparado para imitar o modo de vida do Mestre.

Paulo descreve o ato fundamental do Senhor de abnegação, a encarnação, como um modelo de padrão para nossas vidas. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. ”(Filipenses 2: 5-7). Paulo viveu na imitação disso, como ele foi para o Império Romano pregar Cristo, mas assegurando a sua subsistência de modo que ele não pareça estar no negócio de pregação.

Servindo aos outros no espírito de Cristo foi rapidamente visto como um importante, talvez o principal, maneira de deixar Cristo viver no fiel. A imagem de Cristo lavando os pés dos seus discípulos foi imitada liturgicamente na história Cristão e é praticada em toda a Igreja Apostólica até os dias de hoje.  Ao ouvir o chefe da comunidade ( Bispo, Abade, Padre) lavar os pés daqueles que ele serve como um lembrete de que toda a liderança na Igreja deve ser vista como um serviço humilde. 

Asceticismo pessoal 

Paulo primeiro morreu com a lei para que pudesse viver em Cristo. Ele e os outros apóstolos e incontáveis servos da Igreja através dos tempos morreram para si mesmos para servir a Igreja, à maneira de Cristo. Mas há também uma forma em que cada fiel é chamado a morrer para sí mesmo. Além disso, na Epístola aos Gálatas, S. Paulo especifica esta morte como “morte à carne”: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”(Gálatas 5:24). Sua lista das paixões da carne vai de adultério e a fornicação de consciência e ciúmes. Sua definição de “carne”, então, não se limita ao que poderíamos chamar de físico, mas também ao que poderíamos rotular como psicológico ou emocional.  A denominação comum da lista de S.Paulo é o ego. Para ser de Cristo, para que Cristo viva em nós, temos de lidar com o ego distorcido de nossa natureza humana decaída.

A avaria, cristã bem-intencionada muitas das vezes imagina a vida cristã como assistir a serviços religiosos e guardar os mandamentos da melhor maneira possível. No entanto, a avaria, cristã bem intencionada raramente ou nunca tem uma experiência de Deus que ele adora. Aqueles que experimentaram a presença de Deus em suas vidas são geralmente aqueles que têm tentado limpar seus corações dos desejos egoístas e paixões.

De acordo com o teólogo russo do século XIX S. Teófano, o Recluso, a vida espiritual dá trabalho. "Uma vida de oração instantânea é impossível. Você deve fazer um grande esforço para controlar seus pensamentos, pelo menos em algum grau. A oração não acontece conforme o esperado por apenas desejando para ele, e, de repente, lá está ele. Isso não acontece". Em outra parte, ele escreveu: "A principal razão por que tão poucas pessoas atingem a perfeição cristã completa é exatamente a sua relutância, por meio de auto-piedade, para forçar-se a negar a si mesmos". Ele chama nossa relutância em tomar a cruz de "auto-piedade:" É muito difícil para orar e jejuar regularmente, para trabalhar em meus fracassos dia após dia, para colocar-se com tal e tal. O que ele teria pensado em nosso estilo de vida, dedicada à busca da felicidade como ele é?

Morrer para si mesmo por meio do jejum e da humildade afasta a cortina de nossos egos, por assim dizer, e nos permite ver a realidade mais profunda da nossa existência. Quando estamos constantemente lutando para focar a imagem de Cristo em nós, em vez de as vontades da nossa "carne", nós despertar para a nossa verdadeira natureza e percebemos que Deus realmente faz habitar dentro de nós. Quando isso acontece nós apreciamos que a declaração de Paulo: "Não sou eu que vivo..." não é mera retórica. Ele é o verdadeiro significado da nossa existência, de facto, revelou.

A Guerra Espiritual 

Ícone de S. João de Kronstadt
São João de Kronstadt foi um Padre do século 19 na Rússia. Ele exemplificou a vida em Cristo na sua catedral - construída para abrigar 5.000 - foi embalado para Liturgia todos os dias.

"Uma vez ordenado sacerdote e pastor, logo aprendi com a experiência... quantas enfermidades, fraquezas e paixões pecaminosas que havia em mim, quão forte permanência o príncipe deste mundo tinha sobre mim, e como eu tive que lutar duro comigo mesmo , com as minhas inclinações e hábitos pecaminosos, e conquistá-los, de modo a ser, tanto quanto possível invulnerável às setas do inimigo.”

"A guerra espiritual começou, e com ele vigilância sobre si mesmo, a nitidez da visão espiritual, ensinando a si mesmo oração secreta ininterrupta e invocação do Nome todo-salvador de Cristo.”

“Nesta guerra que eu vim a conhecer a imensidão da longanimidade de Deus para nós; pois só Ele sabe toda a fraqueza da nossa natureza.... Ele cercou e continuou a me cerca todos os dias com as alegrias da salvação do pecado na paz e na expansão do coração. A misericórdia divina que eu experimentei e da proximidade perpétua para mim do Senhor confirmar-me na esperança de minha salvação eterna e na de aqueles que me seguem e me ouvem.”

Comentários

  1. It has some to my attention that some people are confused by the phrase, "Orthodox in Communion with Rome". Frankly, it is quite simple. We are Orthodox Christians in our spirituality and praxis and we choose to be in communion with the Pope of Rome. This does not make us Roman Catholic, but Orthodox in Communion with Rome, or, as a short-hand phrase used by some, Greek Catholics or Byzantine Catholics. We do not use the filioque clause in the Creed, and in all other matters our faith and worship are identical to our Orthodox brethren not in communion with Rome, other than our commemoration of the Pope. We have no need of the dogma of the Immaculate Conception, as we have the earlier festival of the Conception by St Ann of the Virgin on Dec. 9th from time immemorial, and no need of the dogma of the Assumption as we have been celebrating the Dormition of the Virgin on August 15 from time immemorial. Any one who would dismiss us as "Romans in Eastern sheep's clothing" is sorely mistaken and does not know us. We simply wish to worship as Christians have done during the first millennium, without judgement or rancor toward our Eastern and Western brethren.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas