Igreja vs. Rito - Quem são os Cristãos do Oriente?

O seguinte artigo foi escrito por Sua Graça o Arcebispo Joseph Tawil, Eparca da Igreja Greco-Católica Melquita nos Estados Unidos entre 1970-1989. O texto foi editado e compilado por Sua Graça, o Bispo Nicholas Samra, amigo da Paróquia São José e chefe do melquita Eparquia de Newton.


Desde o Concílio Vaticano II, que terminou em 1965, os Cristãos Ocidentais tem tornado mais conscientes das Igrejas Orientais. O decreto do Vaticano II sobre as Igreja Orientais diz:

“A Igreja católica aprecia as instituições, os ritos litúrgicos, as tradições eclesiásticas e a disciplina cristã das Igrejas Orientais. Com efeito, ilustres em razão da sua veneranda antiguidade, nelas brilha aquela tradição que vem dos Apóstolos através dos Padres e quê constitui parte do património divinamente revelado e indiviso da Igreja universal.”
Hierarcas de varias Igrejas Greco-Católicas após o final
da Divina Liturgia de encerramento da Assembléia dos Bispos Orientais

É importante ver que o Concílio propriamente identifica as Igrejas Orientais como “Igrejas” e não “ritos”. O uso do termo “rito” é como designar a fruto pela sua cor de sua casca ou um indivíduo por suas roupas.  A palavra “Igreja” indica uma totalidade: Fé teológica, liturgia, espiritualidade, e acima de tudo, sucessão apostólica. A pluralidade de Igreja remonta às origens do cristianismo em si. Há muitas Igrejas porque havia muitos apóstolos que partiram do Oriente para proclamar a mensagem evangélica para todo o mundo. O Cristianismo Oriental nasceu diretamente e historicamente dos apóstolos. O Cristianismo Ocidental começou da pregação dos Apóstolos Pedro e Paulo, e assim é também o Oriente em suas origens, mas possuiu uma história própria e procede sozinho de Roma.

Diversidade na unidade


O decreto do Vaticano II sobre o ecumenismo diz:

“Mas a herança deixada pelos Apóstolos foi aceite de formas e modos diversos e desde os primórdios da Igreja cá e lá foi explicada de maneira diferente, também por causa da diversidade de génio e condições de vida. Tudo isso, além das causas externas, e também por falta de mútua compreensão e caridade, deu ocasião às separações. ..Em vista disto, o sagrado Concilio exorta a todos, mormente aos que pretendem dedicar-se à restauração da plena comunhão desejada entre as Igrejas orientais e a Igreja católica, a que tenham na devida consideração esta peculiar condição da origem e do crescimento das Igrejas do Oriente”

Divina Liturgia dos Bispos Greco-Católicos durante o Concílio Vaticano II
O Vaticano II também diz: “Por um decreto totalmente livre e misterioso de sua própria sabedoria e bondade, o Eterno Pai criou o mundo inteiro. Seu plano era dignificar os homens com uma participação em sua própria vida divina”. O Concílio, assim, enfatiza uma tradição querida para o Oriente. A Igreja é, acima de tudo, uma comunhão. Isso é o que faz a sua própria essência: a comunhão com a vida trinitária.

São Gregório o Teólogo, diz: “A Igreja é uma imitação da Trindade: Assim como em Deus três pessoas comunica a mesma natureza divina em uma distinção perfeita, então a multidão de pessoas humanas é convidada a comunicar a partir do mesmo mistério da vida divina na distinção de pessoas” O significado desta comunhão são encontrados no Mistério da Igreja, instituído pelo próprio Cristo. O batismo incorpora-nos no Corpo de Cristo e nos faz participantes da vida divina.  A Eucaristia nos une intimamente com a humanidade deificada do Salvador Ressuscitado e uns com os outros. Além desta união, há a visão beatífica, cuja semente foi plantada em nós através do Mistério do Batismo.

Assim, a verdadeira catolicidade está totalmente contida em cada Igreja local possuindo os mistérios e unido em torno de seu bispo.  Olhando sob este ponto de vista, todas s Igrejas são iguais e estão em comunhão umas com as outras e não absorvidas. Está é a misteriosa comunhão com a vida trinitária, que é distinta da comunhão hierárquica e canônica.

A verdadeira catolicidade é completa e inteira em cada Igreja Particular, qualquer que seja sua extensão geográfica. Esta é a renovação e consagração da tradição das Igrejas Orientais, e é a grande contribuição do Concílio Vaticano II. A Igreja é uma comunhão com a vida divina. As Igrejas Particulares (que são todas) estão em comunhão uma com as outras. Querer latinizar pequenos grupos de Orientais não produz nenhum resultado ou ganho, uma vez que constituem uma pequena minoria em relação aos Cristãos do Ocidente. Mas se esquece de que a Ortodoxia com que Roma está levando um diálogo fraterno. Este diálogo pode ser seriamente comprometido se um suportar a ideia de que, a fim de ser totalmente católico, deve ser necessariamente latino. Esta é uma negação da própria herança especial e à aceitação do outro, e inclui o pecado do cisma: “A tentação de uniformidade, monolitismo, concordismo é anti-eclesial justamente porque ele se transforma a comunhão em monismo. É, portanto, quebra a harmonia entre o mistério de Deus, a comunhão de uma trindade e que da Igreja de Deus“

Quando os Católicos do Ocidente falam sobre a Igreja ou a disciplina geral da Igreja, de acordo com o Patriarca(Melquita) Maximo IV:

“Eles limitam sua visão para a disciplina Latina e Igreja, como se a disciplina Oriental e Igreja fossem exceções.  Por outro lado, deve lembra-se que a Igreja Latina é uma Igreja dentro da Igreja Católica e que a lei Latina é a lei particular da Igreja Latina. É um fato que a Igreja Católica foi, infelizmente, reduzida ao longo dos séculos para o Ocidente, e os ocidentais assumiram o hábito de considerar a sua Igreja Latina como sinônimo de Igreja Católica Universal. Está e uma perspectiva, que tem de ser corrigida hoje, não só na terminologia, mas também no comportamento da Igreja.”


A unidade não deve destruir a diversidade, nem deve a diversidade causar danos na unidade. Compreensão e harmonia na Igreja dependem desta dupla condição. A história mostra um fato muito claro: cada vez que a unidade não contava com a diversidade, havia cismas ou separações, e toda vez que a diversidade foi afirmada em detrimento da unidade, houve distúrbios de todo o tipo.

Comentários

Postagens mais visitadas