Por que os Católicos Orientais não aceitam a teologia Ocidental ?



Muitos têm estado curiosos para saber, porque os Católicos Orientais não aceitam o Filioque, Purgatório, transubstanciação, etc. Cada vez que um Católico Oriental menciona que ele ou ela não acredita em, digamos - Purgatório, católicos romanos começam a gritar "Herege!" ou classificam a pessoa como "Herética"o que é realmente muito engraçado, já que a Santa Sé, permitiu que os Católicos Orientais manterem suas crenças originais.

Permitam-me explicar por que os católicos orientais mantêm as suas crenças originais, usando um texto de prova do Tratado de Brest, que remonta a 1595,  muito antes do famoso Concílio Vaticano II.

O Filioque:

"1 - Uma vez que há uma briga entre os romanos e gregos sobre a procissão do Espírito Santo, que dificultam enormemente a unidade, realmente, para não há razão para não queremos para entender um ao outro, pedimos que não devemos ser obrigados a rezar qualquer outro credo, mas que deve permanecer com o que foi nos entregue nas Sagradas Escrituras, no Evangelho, e nos escritos dos Santos Padres Gregos, isto é, que o Espírito Santo procede, não a partir de duas fontes, e não por uma dupla procissão, mas a partir de uma origem, do Pai através do Filho."

Isto significa claramente, após a afirmação "não devemos ser obrigado a rezar qualquer outro credo", que os católicos orientais não tem que aceitar o Filioque. No entanto, como foi dito, tanto os romanos e os gregos têm de aceitar que o Espírito procede do Pai, pelo Filho, desde a origem procissão-estritamente falada não descreve, ao contrário na versão grega do credo. Mas é [a noção de procissão do Espírito] distinta do Filioque per se no sentido de que é fundamental.

A Transubstanciação:

"3.-Que os Mistérios do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo devem ser mantidos inteiramente como estamos acostumados até agora, sob as espécies do pão e do vinho; que este devem permanecer entre nós eternamente a mesmo e imutável."

Em nenhum lugar se afirmar que os Orientais deve acreditar na transubstanciação, mas apenas no que acontece durante a consagração, que o pão e o vinho se transforma no corpo e sangue de Jesus Cristo, que é claro, eles sempre acreditaram. É tão simples .

O Purgatório:

"5.-Não vamos discutir sobre o purgatório, mas confiar-nos à doutrina da Santa Igreja."

Isso é muito claro. A Igreja não fez e nem obriga os orientais a acreditarem no Purgatório. No entanto, como foi dito, eles devem confiar-se ao ensino da Igreja, onde um estado de purificação ocorre depois que uma pessoa, que é considerada digna de entrar no céu, morre. Outro conceito fundamental muito simples que os latinos em negação acho difícil para aceitar.

Vocês entenderam tudo isso? Era, na verdade, os católicos romanos acharam o caminho da unidade quando, permitiu que os católicos orientais a aderir a sua teologia inicial. Isso foi muito antes do Vaticano II. Por uma questão de fato, a União de Brest aconteceu algumas décadas após o Concílio de Trento, o Concílio foi muito comemorada pela maioria dos supremacistas Latinos, e o Concílio que declarou formalmente o dogma do Purgatório.

Eu acredito que o Tratado de Brest é muito auto-explicativo. Qualquer um poderia ter entendido o que está escrito nele sem os meus comentários e minha ênfase.

Por Jared Dale Combista

Tratado de união de Brest:  http://www.ewtn.com/library/COUNCILS/TREATBR.HTM

Retirado do blog Eastern Rite Catholic Filipinos

Comentários

  1. Sobre o caso do Filioque, a Santa Igreja Latina ocidental (Romana), nos ensina que não há duas processões, como ocorreu antes do Grande Cisma em 1054,que todos acreditaram, por causa de uma má tradução, que a Igreja Romana estava professando que o Divino Espírito Santo procedia do Pai e do Filho, como duas processões. Mas, isso foi um grande engano, por causa da má tradução, porque quando a Sua Beatitude o Patriarca Bartolomeu I de Constantinopla foi visitar São João Paulo II, este, o Papa, para esclarecer de vez, escreveu uma carte explicando a Bartolomeu, como realmente é a fé no Filioque, e esta fé verdadeira, que foi desde antes o Grande Cisma até hoje professada, é que, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, o Pai, só possuí uma natureza, que é a Divina, Cristo, a segunda pessoa, é humana e divina, mas a natureza divina de Jesus, contém a mesma divindade do Pai, ou seja, a Divindade que possuí o Pai, é a mesma que possuí o Filho, esclarecendo melhor, a Divindade do Pai é a mesma Divindade do Filho, ou seja, só há uma Divindade, que é do Pai e do Filho, e dessa única Divindade, procede o Espírito Santo, ou seja, só há uma processão. Então, crer no Filoque, não é crer em duas processões, mas sim em uma, que procede da única Divindade que está presente no Pai e no Filho.

    Aqui coloco um site aonde explica isso melhor:

    http://www.veritatis.com.br/a-questao-do-filioque/

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  2. Sobre o caso do Purgatório, a Santa Igreja Latina ocidental (Romana), nos ensina que as almas, que morreram na amizade com Deus, mas ainda não se purificou, com virtudes e penitências, de seus males, este pagará após a morte num estado de purificação final. O Purgatório em si, é um estado da alma, aonde esta está se purificando. Muitos teólogos, em meados durante a Idade Média e teólogos contemporâneos de hoje em dia, dizem que o Purgatório é um lugar físico, e o fogo também físico, aonde até pode ser assemelhar ao fogo do inferno. Sobre isto, a Igreja nunca manifestou como verídico, porque o Dogma do Purgatório professa que o mesmo, é um estado da alma, portanto, impossível ser físico, pois a alma não é física e nem material. Quando os Pais da Igreja professa um fogo purificador, nunca foi professado por estes um lugar aonde a alma se purifica, e a Igreja Latina caminha junto, pois esta nunca professou que existe um lugar de purificação, mas sim um estado de purificação, aonde é destruído todo o mal que a alma possui, assim como nos diz São João Crisóstomo, em sua homilia sobre a Carta de São Paulo aos Corintios, aonde fala-se do fogo que algumas almas passarão para serem salvas, e também, outros Padres da Igreja também o diz.

    Aqui três sites aonde podem esclarecer mais sobre isso:

    http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/572-os-pais-da-igreja-e-pugatorio

    http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/745-o-fogo-de-purgacao-na-obra-de-anima-et-resurrectione-de-sao-gregorio-de-nissa

    Aqui o site em inglês, aonde contém as homilias de Crisóstomo sobre a Carta de Corintios aonde fala sobre o fogo.

    http://www.ccel.org/ccel/schaff/npnf112.iv.x.html

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