Respirando uma nova vida na Igreja Católica Russa

O artigo que a seguir, é uma publicação da Editora Kairos, que entrevistou o Arquimandrita Padre Lawrence, perguntando um pouco mais sobre a Igreja Greco-Católica Russa e sua tradição.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Há uma lenda que conta que no século X, o Grão-Príncipe Vladimir de Kiev, enviou emissários para examinar as diferentes religiões conhecidas em todo o mundo. Relatando sobre a Liturgia Greco-Ortodoxa na Catedral de Hagia Shopia, os emissários disseram: “Não sabíamos se estávamos no céu ou na terra”. O Príncipe Vladimir foi logo batizado nas águas do Rio Dniepre, e tornou o Cristianismo Bizantino a religião oficial do povo da Rús’, de quem os descendentes modernos são os povos ucranianos, bielorrussos e russos.

Em Melbourne, há uma pequena, mas crescente comunidade de católicos dedicada à liturgia que inspirou a conversão do Príncipe Vladimir a mais de um milênio atrás — a Igreja Católica Bizantina Russa. O ‘epicentro’ da Igreja Católica Russa na Austrália é na Santíssima Trindade-Paróquia de S. Nicolau, em St. Kilda Leste. O Arquimandrita Lawrence Cross, padre da comunidade Católica Russa, disse que havia mais de 150 ‘nos livros’. Apesar do pequeno número, ele disse que a comunidade é vibrante e acolhedora.

 “Você pode começar a não ir para casa nos domingos,” ele sorriu. “Nós temos um almoço depois. As pessoas trazem comida e ficam aqui conversando. Isso é provavelmente o melhor valor de referência de uma comunidade saudável”.
Embora a Igreja Ortodoxa Russa nunca oficialmente tivesse quebrado a comunhão com Roma, ela entrou de fato em um cisma, seguindo a liderança de suas  Igrejas-irmãs Ortodoxas, que se separaram entre o século IX e o décimo XIII. No século XIX, por causa da dominação do Estado Russo sobre a Igreja, um fragmento da Igreja Ortodoxa Russa procurou a comunhão com Roma — estes são hoje os Católicos Russos.

“Aderimos à Cátedra de Pedro e isso nos faz mais Ortodoxos... porque a comunhão com Pedro é um elemento fundamento para ser um Cristão Católico e Ortodoxo. Consideramos a Igreja de Moscou como nossa Igreja Mãe, mas, infelizmente, estamos separados deles porque eles não estão em comunhão com Pedro.” Disse o Pe. Lawrence.

Além disso, os Católicos Russos celebram a Missa (chamada “Divina Liturgia” na tradição Ortodoxa) e praticam sua fé do mesmo modo que os Ortodoxos Russos.
“Há uma história muito famosa de uma mulher aristocrata (Natalia Ushakova) perguntando ao Papa Pio XI como a espiritualidade e prática litúrgica da Igreja Católica Russa deveriam ser. Sua famosa resposta foi, “nem mais, nem menos de nenhum outro modo do que os Ortodoxos Russos”. Então, essa é a nossa referência litúrgica e espiritual” disse o Pe. Lawrence.

Há uma enorme diferença entre a Divina Liturgia e a Missa que é celebrada no Ocidente Católico.

“Primeiro de tudo, nós ficamos de pé nas orações — na maior parte do tempo. Durante a Liturgia você pode andar pela Igreja reverenciando os ícones ou ficar na sua parte preferida. Nada em nossa Liturgia é falado, quase tudo é cantado. O canto na nossa tradição é muito importante e não há instrumentos musicais, apenas a voz humana”.

“A comunhão é dada sob ambas as espécies. O Precioso Corpo é molhado no Precioso Sangue e dado com uma colher direto na boca da pessoa.” Disse o Padre Lawrence.

Outra tradição é a importância da prosfora(pão) para comemorar nossos entes queridos. ‘Se você quer uma comemoração feita para os vivos e mortos, você compra um pouco de pão na porta da Igreja e anote os nomes das pessoas que você quer orar. No momento apropriado, o sacerdote vai ler esses nomes, cortar um pedaço do pão e o colocar na patena conforme ele celebra a Divina Liturgia.

Semelhante a uma Igreja de estilo Gótico, cada elemento da Arquitetura na Igreja Católica Russa tem um significado teológico. A característica mais marcante é a Iconóstase — uma parede de ícones que separa o santuário do corpo da Igreja. No centro da iconóstase são as portas reais ou Santas Portas, que se abre para o altar.

interior da Igreja Greco-Católica Russa de S. Nicolau
“As Portas Reais representam o grande corredor que une o Céu e a Terra, homem e Deus. Os ícones de Anjo Gabriel na anunciação e os quatro evangelistas estão nas portas. O que eles dizem a você é que Deus veio a nós em carne através da anunciação, e proclamado no evangelho e recebido na Santa Comunhão.  O corpo da Igreja representa o mundo. O mundo é um lugar santo – é cheio de ícones, e uma comunidade orante. Então há a nártex, que é o mundo mais secular, sobre o topo de tudo isso está a cúpula, que significa a presença do Espírito Santo. Toda a Igreja significa alguma coisa, e a arquitetura é uma parte do culto”.

Pe. Lawrence explica que, embora a liturgia pareça muito diferente, estruturalmente a Igreja Católica Russa pertence à mesma família — o que ele chama de ‘nossa grande irmã, os Católicos Romanos. ’

“Eles são como irmãs, uma é morena e a outra e loira. A estrutura de corpo das Igrejas, até mesmo a estrutura de culto é o mesmo. É o exterior que engana as pessoas”.

Pe. Lawrence tem a mesma esperança para sua comunidade como qualquer paróquia na Arquidiocese. “Nossa comunidade apresenta o Catolicismo Oriental em uma forma muito acessível para os Orientais. Nós não somos um enclave étnico. Nós não somos uma simples capelania imigrante. Nós estamos aqui para mostrar a Austrália o Cristianismo Oriental, se essa é a forma de catolicismo que o Senhor deseja para eles. Temos exatamente os mesmo objetivos como nossos irmãos Católicos Romanos — em outras palavras, a ordem de evangelizar.”

Enquanto afortunados em sua bela liturgia, os Católicos Russos tiveram uma difícil e triste história. Oficialmente formada sobre a inspiração do filósofo e poeta Vladimir Soloviev (1853 – 1900), a comunidade Católica russa celebrou sua primeira liturgia pública em S. Petersburgo, em Abril de 1909. Quando o governo  czarista foi derrubado em 1917, que prometeu um alívio para os católicos russos que foram abusados de forma consistente por sua fidelidade a Roma, vistos como subversivos para a prática ortodoxa da Igreja, governada pelo Estado. Se eles desfrutaram um indulto em tudo, esse indulto foi breve. Quando o governo comunista chegou ao poder completo em 1922, os católicos russos foram impiedosamente perseguidos, juntamente com os ortodoxos e todas as outras religiões.

“Esta é uma Igreja de Mártires.” Disse o Padre Lawrence. “'Todos os primeiros católicos russos acabaram sendo mortos por bolcheviques, deportados para campos de concentrações ou expulsos da Rússia. É uma história triste.”
Um exemplo disto é o casal Pe. Vladimir Abrikosov e sua esposa, Ana. Ambos convertidos para o catolicismo, por muitos anos frequentaram uma capela católica de seu apartamento em Moscou. Em 1913, escolhendo uma vida celibatária, eles ambos juntaram-se a Ordem Dominicana e Ana levou o nome de Madre Catarina. Pe Abrikosov foi preso em 1922 e exilado da Rússia por toda a vida. Madre Catarina, junto com suas irmãs, foi presa um ano mais tarde. Logo depois, ele morreu de câncer, causado pela difíceis condições no Gulag. Este é apenas um casal entre centenas de milhares de mortos que ocorreu durante a campanha anti-religiosa de Lenin e Stalin. O primeiro e Segundo Exarcas da Igreja Católica Russa, o Abençoado Leonid Feodorov e o Abençoado Clemente Sheptitsky, foram beatificados pelo papa S. João Paulo II.


Contudo, apesar da história triste da Igreja Católica Russa, Pe. Lawrence é otimista para o futuro, “Algumas vezes, nossa Igreja parecia uma fogueira de mortos, apenas cinzas frias. Mas mexa-o e você vai encontrar o fogo da Santíssima Trindade, queimando profundamente no fundo. Respire sobre ele e ele vai incendiar volta à vida.”  

Comentários

  1. Ola tudo bem?, achei muito interessante esse blog e gostaria de fazer uma pergunta: por acaso existe uma comunidade católica russa no Brasil?, sou católico melquita porem tenho muito interesse nessa pequena comunidade

    ResponderExcluir
  2. na verdade não precisa responder pois consegui fazer a transferência da igreja melquita para a católica russa, por mais que não haja comunidades no Brasil, fico muito feliz de ser membro dessa igreja, já que quando retornei a igreja católica meu sonho era ser membro da igreja católica russa e graças a Deus isso foi possível. que Cristo esteja contigo IC XC NI KA

    ResponderExcluir
  3. que Cristo nosso Senhor,Deus e Salvador esteja contigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas