A respeito da Oração de Jesus, pelo Hieromonge Dionísio

O que é a Oração de Jesus? Qual é sua origem? Como ela é praticada no Oriente cristão? Como praticá-la na vida cotidiana?

Estas são perguntas que fiz ao Hieromoge Dionísio antes que ele saira de viagem. Compartilho aqui sua resposta para o proveito espiritual de todos. Deus nos abençoe.

No Evangelho segundo São João 16,23b ouvimos que o próprio Senhor nos diz:

“Eu lhes asseguro que Meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em Meu Nome.”

Pedir em Nome de Cristo, dizer o doce Nome de Jesus. Esse é o resumo, a Oração em nome do Nome de Jesus, chamada oração monologica, ou seja, a oração de uma só palavra, ou a oração feita pela Palavra Verdadeira, a única Palavra do Verbo de Deus feito carne. A Oração de Jesus é a alma de toda oração.

“Até agora vocês não pediram nada em Meu Nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” (João 16,24)

O Senhor nos convida à oração, nos chama, nos indica como temos que ser transformados em seres plenos, cheios de uma alegria perfeita, que não procede de nosso ser, de nosso conhecimento, de nossos poderes, mas de Seu poder, por meio do Espírito Santo.

Desde o início da Igreja, os cristãos, fiéis ao mandamento do Senhor, oram ao Pai por meio do Nome do Filho, Jesus. E esta oração inspirada por outras, como a do o cego de nascença ou a do o publicano no templo, tal como aparece no Evangelho, forma uma formulação, que é a mais comum, que consiste em dizer:

“Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador.”

É um “Senhor, tende piedade” ampliado e enriquecido. É um “Senhor, tende piedade” que ressoa nas profundezas de nosso coração, que se une à nossa vida natural, transformando-a pela força da graça, que pulsa dentro de nosso coração como o verdadeiro coração da vida divina em nós.
Seremos transformados, e seremos transformados pela ação de Cristo em nós. É o próprio Pai dos Céus que se move no mais profundo de nosso coração e que transforma nosso ser.

“Vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem [por meio de símbolos], mas lhes falarei abertamente a respeito de Meu Pai. Nesse dia, vocês pedirão em Meu Nome e não será mais necessário que Eu peça ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama....” (cf. João 16,25ss)

Orar ao Pai em Nome de Cristo. Este é o chamado do Filho de Deus. Somos adotados no Filho, e a Oração do Nome é a própria respiração de nossa alma. Ela se transforma no centro luminoso onde o Senhor transforma nossa vida em uma vida eterna. Ele vai iluminando cada recanto do nosso ser e vai dispondo-nos à vida do Céu.

A oração de Jesus nos dirige ao coração do Pai, mas também nos coloca no lugar correto, no lugar verdadeiro que temos no Reino de Deus. Somos filhos de Deus por adoção em Jesus Cristo, mas somos caminhantes deste mundo.
Diz o Senhor na carta aos Efésios 6,10ss:

“Fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

Nossa luta não é contra inimigos de carne e sangue. O próximo não é nosso inimigo. Pode ser nosso adversário, mas com a força do Nome compreendemos que o nosso verdadeiro inimigo é invisível. Nosso verdadeiro inimigo sabota, ataca e procura perverter nosso caminho ao Pai. Ele espreita e procura fazer com que nos percamos.

Conscientes, iluminados pela Palavra do Senhor, oramos com a Oração de Jesus. Mantemos nossas mentes e nossos corações iluminados pela presença do Nome.
Agora, é nosso ser que participa desta luta pelo Reino dos Céus, desta luta para escapar da escuridão.

“Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6,13-17)

Não estamos sozinhos neste caminho até o Pai. Somos admitidos e chamados como filhos da Igreja. Ela, como mãe fiel, nos reveste da verdade, do ensino, nos ilumina, nos nutre, nos serve da mesa abundante do Corpo e Sangue de Cristo. Nos dá o perdão através do Sacramento da Confissão. Nos Divinos Mistérios nos encontramos com Deus feito homem que nos fortalece para a luta contra os inimigos invisíveis, contra nossos verdadeiros inimigos.

“Orem animados pelo Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os irmãos.Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho”. (Efésios 6,18s)

Orar uns pelos outros. A Oração de Jesus não é um caminho solitário distante do próximo no qual alguém iria se concentrar equivocadamente em si próprio. A Oração do Nome é mergulhar no coração que ama a todos os homens, que oferece seu amor redentor através da Igreja. É uma oração pessoal e eclesial ao mesmo tempo.

Elevar as súplicas constantemente ao Pai animados pelo Espírito. A Oração de Jesus é uma expressão simplicíssima e central da vida da Santíssima Trindade na qual nós somos inseridos, somos levados, somos incorporados por pura misericórdia de Deus.

Nós, cristãos, buscamos à Jerusalém celeste, queremos voltar ao Pai. E desde o início da Igreja, muitos filhos de Deus têm se afastado das tentações deste mundo para buscar a Face de Deus, não para se afastarem dos irmãos, mas como forma de vigilância para procurar o conhecimento e a comunhão com Deus para os outros irmãos. É muito fácil desviarmo-nos em meio às preocupações deste mundo. E foram precisamente estes eleitos de Deus, estes humildíssimos servos de Deus, os que primeiro se aprofundaram neste mistério da Oração do Nome de Cristo, esta oração que reúne todos os elementos que precisamos para manter-nos caminhando na fé, mas que não esgota a riqueza de toda a Igreja.

A Oração de Jesus é um centro luminoso no qual nossa fé pode crescer unindo-se de coração ao Senhor em todos os momentos de nossa vida. Sem dúvida, os mosteiros são faróis que previnem os fiéis sobre as perigosas escarpas deste mundo, o que devemos evitar, o que temos de procurar. No entanto, não constituem um monopólio da vida espiritual, mas fontes, centros, para que todos os cristãos possam respirar esse Nome, vivendo a presença vivificante do Nome de Deus em nosso coração onde habita por meio da graça.

Praticamos a Oração de Jesus, não nos contentamos em sabê-la. Oramos, a cada momento, com a oração: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador”. Podemos fazê-lo de uma forma mais simples, conforme as necessidades do nosso coração. Mas procuramos assegurar essa Presença a cada instante de nossa vida.

Ele é a luz, a luz do mundo, a luz que ilumina a todo homem que vem a este mundo e esta luz ilumina o profundo da consciência e do coração, as entranhas, o mais profundo do ser. O mistério de nossa pessoa, onde o olho humano não penetra, e falha o intelecto humano.

Dizemos esta oração em nosso interior e também com a boca. Repetimo-la acompanhados do cordão de oração: do chotki ou komboskini, ou a repetimos com outro objeto que nos possa auxiliar nessa mesma prática. O cerne principal é nomear, buscar, chamar Àquele ante Quem se dobra o joelho de todo ser no Céu, na terra e nos abismos. Essa oração nos transforma nos portadores de Deus que proclamamos a riqueza inesgotável do Nome de Cristo a cada instante e a cada criatura.

Comentários

Postagens mais visitadas